O grupo de produtos e serviços de alimentação foi o grande responsável pelo aumento de 0,30% no custo de vida em Santa Maria. Os dados são do Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), divulgados na manhã desta quinta-feira. Em12 meses, a variação já chega a 6,83%.
:: Desde 2006, a conta no restaurante ficou mais cara em Santa Maria
:: Veja todas as notícias sobre o Custo de Vida de Santa Maria:: Leia todas as notícias de Economia
A sazonalidade de produtos alimentícios, como feijão e arroz e frutas como o melão, que estão na entressafra, ajudou a elevar o preço do grupo. O reajuste em 1,1% da alimentação fora de casa, durante o mês de setembro, também contribuiu para a taxa. Por outro lado, a erva-mate teve uma pequena redução no preço médio.
A liberação, pelo Senado Federal e pela Anvisa, da comercialização de medicamentos moderadores de apetite fez o preço desses produtos subir 15,4%, o que impactou no índice do grupo saúde e cuidados pessoais, cuja alta foi de 0,44%.
Já o grupo transporte, que também apresentou alta, teve o aumento de 0,20% em setembro ocasionado, indiretamente, pelo reajuste da tarifa de água e esgoto, em agosto, já que preços de lavagens de automóveis compõem o índice.
O grupo comunicação está entre os que baixaram, com mais uma redução na tarifa de telefonia fixa.
No grupo vestuário, que teve variação negativa de 1,38% em setembro, veem-se também elevações nos preços de itens para usar nos dias quentes. Com a chegada das coleções de primavera e verão, roupas como biquínis, bermudas e shorts infantis aumentaram de valor.
Veja abaixo a variação percentual dos preços de alguns produtos durante o mês.
"